quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dica: Vivendo um sonho de Ballet

A alguns anos atrás, quando comprei uma Barbie bailarina ganhei um dvd. Chegando em casa fui assistir e simplesmente adorei, era um documentário que conta a história de seis bailarinas que estudam/dançam em Nova Iorque. Já assisti milhões de vezes e encontrei os vídeos no youtube, então decidi compartilhar com vocês:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Assistindo as três partes vai durar em torno de meia hora, não é nada muito técnico mas eu acho bem legal, pra quem gosta é uma super dica.

Até o próximo post!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fast Post: World Cup

Um post bem rápido. Semana passada começou a Copa do Mundo, que está sendo sediada aqui no Brasil, então nada mais justo que uma foto de uma brasileira devidamente uniformizada.


Carla Korbes é brasileira e atualmente dança para o Pacific Northwest Ballet.
Aqui vou deixar o vídeo do perfil dela da companhia:


Espero que gostem!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Apps de ballet

Hoje vim mostrar para vocês dois aplicativos super legais de ballet. Fiquei muito tempo procurando e baixei inúmeros deles, confesso que achei poucos interessantes, esses são os que mais gostei:

Prix de Lausanne:


O Prix de Lausanne é uma das competições mais prestigiadas de ballet, no aplicativos dele você consegue ver fotos, vídeos, onde estão os antigos vencedores e ainda fica atualizado das novidades do evento.


Vale lembrar também que o Prix mantém uma conta no You Tube onde vocês também pode assistir a vários vídeos e uma conta no Instagram onde vocês podem ver várias fotos do evento. Vou deixar aqui também o site deles, onde ficam todas as informações.

Ballet Class:



Esse aplicativo com certeza foi um super achado. Nele você tem músicas para vários exercícios:



Ao escolher um exercício você pode ajustar a velocidade, o número de "oitos" que ela vai tocar e ainda colocar um tempinho para você dar play e chegar até sua posição, é ótimo.


- Lembrando que esses aplicativos são de graça você encontra na Loja de Aplicativos para Iphone, Ipad e Ipod. Eu realmente não sei informar se tem para outros aparelhos.
Quem souber de outros aplicativos legais pode comentar aqui e compartilhar.

Espero que tenham gostado das dicas!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Sapatilhas Gaynor Minden

Depois de um tempo nas pontas a gente acaba conhecendo novos modelos, marcas e refinando nosso gosto. É bem provável que a qualquer hora dessa trajetória vocês conheçam as sapatilhas Gaynor Minden. Ela é o Louboutin dos sapatos, o Nike dos tênis.
A Gaynor tem muitos diferenciais de uma sapatilha "comum", ela é feita com uma tecnologia bem avançada e acaba proporcionando mais estabilidade e conforto, além de ser mais leve e não fazer tanto barulho.
Um dos maiores diferenciais dela é que você não compra um modelo de Gaynor, você faz uma combinação de acordo com o seu pé, escolhendo por uma sola mais rígida ou não, por uma caixa mais larga ou mais estreita e até podendo escolher um modelo "skinfit", que é com o calcanhar mais estreito.


A palmilha e a caixa são feitas de elastometro termoplástico (vulgarmente falando é um plástico flexível de alta durabilidade). A vantagem que isso traz é que você pode usar um secador de cabelo para moldar a sola, deixando ela mais plana ou com uma curva maior.


Caso o seu pé esteja avançando muito da sapatilha, como mostra a figura abaixo, você pode moldar a sola e deixa-la mais plana.


Para isso, depois de aquecido o solado, você deve colocar a sapatilha em uma superfície plana e aguardar até esfriar.


Caso seu pé esteja sendo "puxado para trás", você pode arquear mais o solado.


Para isso você deve aquecer o solado e e dobrar (com as mão mesmo ou colocando em uma superfície arredondada) e esperar secar.


Para aquecer o solado se deve deixar mais ou menos 4 minutos.
É importante lembrar que o secador deve ficar próximo a sapatilha, nunca encostar. E também que ela nunca pode ficar mais quente do que o calor suportável por você (você deve conseguir manusear ela quente sem riscos a pele).


As sapatilhas Gaynor são um pouco mais caras que as outras que encontramos no mercado, o custo benefício dela é alto também. Essa sapatilha vai durar, pelo menos, três vezes mais do que as outras, ela proporciona tudo de mais avançado e também pode ser lavada, o que é outro diferencial.
É uma compra muito interessante para quem já está na ponta e consegue apreciar a diferença entre ela e as outras.
Eu não recomendaria como uma primeira sapatilha de ponta (aqui tem um post sobre isso), uma vez que a bailarina não vai aprender a selecionar o que gosta ou não em uma sapatilha e o que é bom o não para ela. Seria como começar dirigindo um carro automático, sem nunca dirigir um manual.

Bom, quem quiser adquirir uma Gaynor deve também estar ciente do seu alto valor. Aqui no Brasil eu conheço somente a loja Ponta Firme que vende, eu já comprei e recomendo. Muitas meninas também compram direto no site da Gaynor e mandam entregar no Brasil (nunca comprei assim, mas conheço pessoas que receberam tudo direitinho).

Quem está comprando online costuma ter muitas dúvidas, por isso a Gaynor já disponibilizou uma guia para esse fim, que você consegue acessar aqui.
Qualquer outra dúvida que eu possa esclarecer, podem deixar nos comentários que será um prazer.
Espero que tenham conhecido um pouco mais essa maravilhosa marca e esclarecido possíveis dúvidas,

Até a próxima!

*As fotos foram copiadas do site Ponta Firme e do site da Gaynor Minden.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Repertório: O Lago dos Cines

O lago dos Cines é o repertório preferido de muita gente. Ele se popularizou ultimamente com o filme "O Cinse Negro", que fez muito sucesso e causou muita repercussão também.
Ele é um Balé dramático em quatro atos com trilha de Tchaikovsky, foi apresentado pela primeira vez no Teatro Bolshoi, em Moscou, em 21 de fevereiro de 1877.

O repertório mais famoso do mundo nem sempre foi tão prestigiado, a sua estréia foi um fracasso devido a má interpretação dos bailarinos e dos músicos da orquestra. Ele é baseado em um velho conto de fadas alemão, O Véu Roubado.

Primeiro Ato:

No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha-mãe oferece ao filho como presente um Baile e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.


Segundo Ato:

O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.

Terceiro Ato:

Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer na filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois personagens são o mago Rothbart e sua filha, Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odete.

Ato Final:

Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa. Odette, destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette.O príncipe corta as asas de Rothbart fazendo com que ele perca seus poderes.O príncipe, tendo renovado seus votos de amor se casa com Odette.


As danças mais famosas desses balé: 

-O Pas de Quatre, dançado por quatro bailarinas. Famoso por seus movimentos repetitivos e o movimento da cabeça das bailarinas:


-E a dança final, da morte de Odette:


Quem quiser assistir todo o balé, eu achei também esse vídeo do Bolshoi:


Tem ainda a versão super fofa da Barbie em filme:



Comente seu repertório favorito ou sugira um que você gostaria de conhecer melhor.
Espero que tenha gostado,

Volte sempre!

Fonte: Wikipédia

domingo, 8 de junho de 2014

Fast post: posições básicas de braços

Achei essa foto super fofa e decidi compartilhar com vocês, são as posições básicas do ballet:



E ainda temos a chamada Sexta Posição que são os pés fechados paralelos.

Até o próximo post!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Preparando as pontas

Como prometido, aqui está o post em que eu vou mostrar a preparação da sapatilha de ponta antes de ser usada. Quando compramos, elas vem duras e normalmente sem fitas e elásticos costurados.
As fitas e os elásticos podem ser costurados ou colados (isso mesmo, com super cola). Os dois métodos já deram certo para mim e eu realmente acho mais prático colar (apesar de algumas pessoas não gostarem).
*Tirei as fotos com uma sapatilha já usada, então não reparem a cor dela.

1- Onde costurar as fitas:

Dobre a parte do calcanhar da sua sapatilha e faça uma marca na dobra onde a seta indica:


Este será o lugar onde você deve costurar as fitas.
Essa sapatilha (como várias da capézio) já veio com a fita costurada, mas o que eu quero mostrar é que, quando costurado a mão, eu costumo costurar na parte branca, mais embaixo:


-Para costurar você vai precisar de mais ou menos 60 cm de fita para cada lado de cada pé.
-Depois de costurar é interessante passar esmalte ou queimar a ponta das fitas para não acabar desfiando.

2- Onde costurar os elásticos:

Eu sempre levo em conta a referencia da costura traseira da sapatilha para costurar os elásticos.


Virar a parte de tras da sapatilha (como está na foto) facilita a costura.


Nessa foto destaquei a costura (amadora) do outro lado da sapatilha.

-Muitas pessoas preferem costurar o elástico na parte de fora, eu acho que isso acaba dando menos segurança ao pé, mas é questão de gosto.
-Os elásticos não tem um tamanho, depende muito do tamanho do tornozelo da bailarina, então é bom sempre medir.
-Para dar mais firmeza, alguns bailarinos costuram o elástico em "X", usando duas tiras de elástico para cada pé.

Você ainda pode comprar o courinho para por na ponta das sapatilhas e evitar que elas rasguem ali, é só limpar a superfície e colar com super cola, recortando os excessos com uma tesoura.

Aqui vai um vídeo muito legal do Royal Opera House de como os bailarinos preparam as sapatilhas para os espetáculos:


Espero que tenham gostado,

Voltem sempre!

Primeira Sapatilha de Ponta

Passar para as pontas é o sonho (e terror! hahaha) de muitas bailarinas. Com certeza é sempre inesquecível e ao mesmo tempo surgem muitas dúvidas, vou tentar esclarecer algumas nesse post.

Tipos de pé:

O primeiro passo é conhecer seu pé.
Você deve saber se tem um colo de pé normal, muito colo pé ou pouco. Colo de pé é a volta que seu pé faz quando você estica a ponta (não achei nenhuma imagem que pudesse ilustrar, qualquer dúvida é bom perguntar para seu professor).
Dedos: a formação dos dedos também pode ajudar a achar a sapatilha perfeita, achei uma imagem auto explicativa: 
Você deve observar também se tem pés largos, estreitos, dedos longos, médios ou pequenos.

Apresentação da sapatilha:

Antes de começar a procura por uma sapatilha é interessante conhecer as partes dela, achei essa imagem que explica de uma forma bem simples para vocês:
As partes mais importante são:
-A caixa: você deve observar a largura do seu pé para escolher uma largura adequada.
-A gáspea: ela pode ser alta, média ou baixa. Ela varia de acordo com os dedos de cada bailarina, dedos longos pedem gáspea alta, e dedos curtos, gáspea baixa.
-A palmilha: A dureza dela vai depender da força do seu pé.
-O decote: esse não está representado na imagem, mas é a abertura da sapatilha em cima da gáspea. Existe o decote em U, para quem tem pouco colo de pé ou um colo de pé normal e também existe o decote em V, indicado para quem tem muito colo de pé.

Algumas sapatilhas iniciantes:

As marcas de sapatilhas costumam ter um modelo para iniciantes, que normalmente são de palmilha macia e adequadas para um pé normal (colo de pé pouco ou normal e dedos médios).

Capezio Partner Estudante:

-Gáspea alta
-Forma larga
-Palmilha suave e de alta durabilidade
-Decote em U
-Para pés Gregos, Egípicios ou Quadrados com dedos largos
-Para arcos de pé médio ou alto
O que diz a Capezio: "A sapatilha 183 Partner Estudante é indicada para alunas iniciantes e intermediárias. A biqueira é em couro e quadrada, proporcionando melhor estabilidade e facilitando o encontro do eixo pela bailarina. A sola é costurada e a sapatilha confortável."

Capezio Cerrito:

Bom, eu já tive essa sapatilha e por isso posso falar com um pouco mais de forma sobre ela. É uma sapatilha realmente bem macia e, caso você tenha um colo de pé maior ou mais força no pé eu não indico. 
-Gáspea baixa
-Forma Estreita
-Palmilha suave e de alta durabilidade
-Decote em U
-Para pés Gregos ou Egípicios com dedos finos
-Arco de pé baixo ou médio
O que diz a Capezio: "A sapatilha Cerrito 07 é indicada para alunas iniciantes e com pouca força no pé. A biqueira é em couro com disign exclusivo, que se estende até as laterais, facilitando o exercício de eleve e releve para alunas iniciantes. A forma e o material proporcionam maior conforto na realização de passos e ensaios"

Millenium Standart:

Sapatilha com palmilha flexível, box largo, gáspea normal. Indicada para alunos de nível iniciante. Além da palmilha normal, essa sapatilha pode ser encomendada com palmilha reforçada ou super reforçada.

Sapatilhas So Dança:

A Só Dança possui uma quantidade incrível de modelos, e eu não irei indicar nenhum aqui pois cada modelo deles você pode ajustar para o seu pé, escolhendo a dureza da sola, a largura do box e montar a sapatilha que se fique adequada ao seu pé.

Dicas:

-Peça ajuda ao seu professor para comprar a sua ponta e confie nas indicações dele mais do que de vendedores que lojas, que muitas vezes só querem fazer vocês comprarem o produto.

-O tamanho da sua sapatilha nunca será o mesmo do seu sapato, já que nela ainda vai a ponteira.

-Não compre uma sapatilha com muita sobra. Mesmo que você ainda esteja em fase de crescimento é importante ela se ajustar bem ao pé, isso vai proporcionar estabilidade a você.

-O preço dessas sapatilhas apresentadas e da maioria das de iniciante costumam variar entre R$ 80,00 e R$ 120,00.



Aqui tem um vídeo bem curtindo e legal da So Dança que resume bem o post:




Com isso espero que vocês tenham tirado algumas dúvidas e ajudado vocês a escolherem uma sapatilha.
Qualquer dúvida estou a disposição e aguardem que os próximos posts serão sobre ponteiras e como costurar suas pontas.

Voltem sempre!

*As fotos foram retiradas do site da Capezio e do Google.

Bailarina do dia: Miko Forgarty

Acho super legal falar sobre bailarinas, afinal eu, particularmente, amo conhecer novos talentos e ficar horas assistindo vídeos de variações, ensaios e outras coisas.
Vou tentar sempre indicar uma bailarina aqui e se vocês tiverem alguma sugestão, sintam-se à vontade para comentar.
Adoro a Miko Forgarty e estou colocando ela aqui para sair do óbvio e não colocar de cara a Ana Botafogo ou a Svetlana Zakharova (que são maravilhosas! Aguardem posts em breve).

Bom, a Miko é uma japonesa incrível que dança desde muito pequena. Ela tem 17 anos e já possui vário prêmios em competições muito prestigiadas, como no Prix de Lausanne e no YAGP.
Ela também participou do First Position: A Ballet Documentary, que vocês conseguem achar na internet para assistir.
Ela mantém um canal no YouTube (esse aqui), onde posta vários vídeos de competições e várias variações lindas para se inspirar.
Com certeza uma das variações dela que eu mais gosto é a da Esmeralda, dêem uma olhada:


Espero que tenham gostado e conhecido a Miko, quem quiser pode curtir a página dela no Facebook (aqui), seguir ela no instagram (aqui) e no Twitter (aqui).

Voltem sempre e até a próxima postagem!

Pés de bailarinos

Aqui vai a primeira postarem, espero que apreciem.

Bom, é muito comum as pessoas falaram que o ballet "estraga" o pé, o que a fundo, tem coerência. Normalmente nós temos pés tortos, unhas encravadas, joanetes, calos, entre outros problemas, mas é sempre importante manter o cuidado com nossos pés para que eles continuem nos sustentando muitos anos na dança.
Para quem dança nas pontas esses problemas são ainda mais frequentes e merecem a devida atenção, aqui vão algumas dicas para evitar, amenizar e tratar tudo isso:

Xulé:

Nós sabemos que nossos pés suando horas dentro de sapatilhas traz no final do dia um perfume a mais, se assim posso dizer. Para quem usa pontas e ponteira de silicone é algo inevitável (experiência própria).  Deve-se sempre secar bem os pés enfatizando as "dobrinhas" entre os dedos após lavar os pés. Usar um talco para controlar a umidade também pode amenizar bem o problema. É importante dar um descanso para a sapatilha, não deixá-la guardada na bolsa ou em sacos após o uso. Se puder, sempre colocá-las em um local seco para "tomar um ar".

Unhas:
As unhas devem estar sempre cortadas bem curtas mesmo, devemos lixar as bordas e para não ficar pontas que possam entrar na pele e causar uma inflamação.
As unhas também merecem um cuidado especial na higiene para evitar fungos. Caso elas quebrem, o ideal é sempre cortar a parte que quebrou e limpar. Dependendo da gravidade disso, deve-se procurar um podólogo, que vai indicar um tratamento especializado.
Unhas encravadas devem ser cortadas com mais freqüências ainda, elas podem causar muita dor e quem sofre com isso frequentemente deve manter uma regularidade com um bom podólogo.

Bolhas:

As bolhas são o resultado do atrito entre a sapatilha e pé, elas se agravam com o calor. A escolha da sapatilha influenciará isso, podendo diminuir ou aumentar o problema. Para evita-las podemos colocar esparadrapo nas regiões mais vulneráveis (normalmente calcanhares e dedinhos). Não fure elas, isso pode causar uma infecção. O melhor a se fazer é deixa-las secarem e evitar usar sapatos fechado durante esse processo. Caso elas estourem sozinhas higienize a área e, se necessário, use uma pomada anti bacteriana.

Joanetes:

É bem provável que após algum tempo com as pontas esse problema apareç. O joanete é o deslocamento de um osso, sobre ele não há muito o que se fazer para evitar, uma vez que sapatos apertados são os maiores vilões. Usar sapatos abertos pode ajudar e pode-se também colocar algodão entre o dedão e o segundo dedo. Existem também algumas coisinhas que podem tirar a dor e tentar ajudar na correção (como isso que eu tenho e super recomendo). Cirurgias só são recomendadas em casos graves e com inflamações após orientação de um ortopedista.

Dicas:

-Evitar usar sapatos cotidianos fechados e apertados nas pontas, para dar um descanso aos pés e aos dedos.

-Não lixar muito os pés, para que eles não fiquem sensíveis demais. Lixe apenas o necessário.

-Colocar gelo em um saquinho e deixá-lo sobre os pés pode aliviar a dor e evitar uma inflamação.

-Evitar pomadas anestésicas: elas podem "esconder" a dor e evitar um problema temporário, mas é sempre importante lembrar que a dor é um sinal do corpo, então é importante sabermos onde nosso corpo está chamando atenção. Anestesiar um local pode machucar ou agravar um machucado e a dor voltará ainda maior

-Qualquer caso de infecção, inflamação, deformidade ou dor interrupta deve ser levado a um especialista.


Qualquer dúvida, dica, sugestão ou crítica pode ser estrita nos comentário ou enviada por email: contatoitdance@gmail.com. Se alguém tiver mais dicas também pode deixar aí nos comentários.

Espero ter ajudado,
Até a próxima postagem.

Fontes:
Site Minha VidaSite Dicas de Mulher
Site Globo Esporte




Apresentação

Olá,
Como uma amante da arte da dança e tendo em vista a escassez de blogs com conteúdos pertinentes do assunto resolvi criar o "It Dance".
Aqui pretendo fazer posts frequentes e esclarecer possíveis dúvidas, fiquem muito à vontade para comentar e perguntar. Caso interessem, vocês podem me contatar pelo email: contatoitdance@gmail.com.

Espero que gostem do blog e voltem sempre.